quarta-feira, 25 de julho de 2012

IMPORTÂNCIA DA CARNAUBEIRA COMO ESPÉCIE SILVÍCOLA E SUAS UTILIDADES


     (Copernicia prunífera)

Abraão Almeida de SOUSA (1); Claudio Alves PIRES (2); Paulo Cesar da Silva LIMA (3); 
(1) Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Crato, Unidade Umirim, e-mail: abraao.tecnicoagropecuario@yahoo.com;  (2) Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Crato, Unidade Umirim, e-mail: zeclaudioalves@gmail.com (3) Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Crato, Unidade Umirim, e-mail:  cesarpc-10@hotmail.com;


  • RESUMO

A carnaúba por sua resistência a diferentes condições de solo e clima, é uma árvores de fácil plantio onde tem os seguintes passos, a coleta das sementes deve ser feitas entre os meses de outubro e março, quando os frutos apresentam uma coloração arroxeada, já os tratamentos das sementes onde devem ser retirada após mergulhadas dentro da agua e após isso secar na sombra. O armazenamento feito em depósitos, garrafas pet´s e etc. o plantio é realizado em covas com 20 cm de profundidade, no espaçamento de 3m x 3m x 3,5m x 3,5, podendo ser plantado em consorcio com feijão. Manejamos a carnaubeira de acordo com seu processo evitar erva daninha. Sua produtividade chega entre 35 e 40 palhas por ano. A carnaubeira nasce perto de nasacente e ao lado de córregos, onde tem o lado bom, evitar erosão. O extrativismo é bem utilizado quando falamos de cera e palha de carnaúba, onde tem – se um grande destaque no comercio isso pelo fato de a carnaubeira ter diversas funções. É importante a preservação da carnaubeira, matas situadas às margens dos rios e toda a vegetação da caatinga.

Palavras-chave: carnaúba, erosão, palhas, armazenamento.

1.         INTRODUÇÃO
A carnaubeira é uma árvore que pertence a família das palmeiras plantas de grande beleza, tanto pelo porte como pela fronde. Com alto potencial paisagístico, a carnaúba confere uma aparência distinta ao cenário local, devido seu tamanho e ao fato de que elas crescem em aglomerados uniformes.
As maiores populações concentram – se nos estados dos Piauí e Ceará, sempre nos vales dos rios e terrenos arenosos e mal drenados. A principal razão para alta concentração da planta nesse s estados é a baixa taxa de chuvas, pois a mesma possui uma casca de cera necessária para manter a umidade, impedindo a evaporação da agua pelo sol tropical.
Intimamente adaptada a seu hábitat, a carnaubeira é uma planta de grande longevidade (presume-se que viva até 200 anos), capaz de viver por longas estações secas sem qualquer gota de água.

2.         FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A utilização de material orgânico em detrimento do uso de fertilizantes minerais, para a composição de substratos para formação de mudas de carnaúba, vem sendo empregado na propagação.  Fornece todos os elementos essenciais e benéficos ao desenvolvimento das plantas mantendo a atividade biológica do solo, proporcionando melhoria das suas propriedades físicas, químicas e biológicas, obtendo-se assim, boas respostas das plantas e redução do custo de produção da muda, uma vez que, pode ser obtido na própria propriedade.
A palmeira de tronco único de 7-10m de altura, podendo excepcionalmente atingir 15 m, com tronco (espique) perfeitamente reto e cilíndrico de 25 – 25 cm de diâmetro. Folhas dispostas em capitel, formando um conjunto esferoidal bastante elegante, de tonalidade verde levemente glauco em consequência da cera que recobre a lamina. Esta tem forma de leque de até 1,5 m de comprimento, de superfície plissada com as extremidades segmentadas em longos filamentos mais ou menos eretos e rígidos. A lamina é afixado ao tronco por pecíolos rígidos de ate 2 m de comprimento, recobertos parcialmente, principalmente nos bordos, de espinhos rígidos em forma de unha - de - gato. A base do pecíolo, denominada de bainha, permanece pressão caule na fase jovem da planta após o secamento e quedada folha, conferindo a planta aspecto agressivo, recebendo o nome vulgar de quando, pela semelhança da planta cm aquele animal recoberto de espinhos. Inflorescência mais longas que as folhas, até 4 m de de comprimento, afixadas nas axilas das folhas do capitel, ramificadas, porem ralas, lenhosas, com flores pequenas de cor creme, dispostas  em espigas de 4-7 cm de comprimento. Frutos ovalados ou globosos, de cerca de 1,5 cm de comprimento, de cor verde escura no amadurecimento.
Para sua produção de mudas a partir de sementes, os seus frutos devem ser colhidos diretamente da arvore quando maduros, ou recolhe-los no chão após sua queda espontânea. Os frutos assim obtidos podem ser qualquer preparo ou tratamento como se fossem as próprias sementes. Um kg de frutos contem aproximadamente 380 unidades. Semea – los logos após a colheita em canteiros a meia sombra contendo substrato organo-arenoso e cobri-los cm uma camada de 1 cm do substratos peneirado, irrigando duas vezes ao dia. A emergência é lenta, podendo demorar até 5 meses.

4.          CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com base nos resultados dos trabalhos mencionados acima, podemos verificar que a carnaubeira tudo se aproveita a grande consideração por essa planta ficou imortalizada na denominação na cidade de “carnaubal” no interior do Ceará, onde ocorre com grande frequência. O caule de madeira moderadamente pesado (densidade 0,94g/cm³), é muito empregado na construção de casas da região principalmente na produção de vigas. Trabalhado ou cerrado pode ser utilizado na construção de moveis, na construção civil como caibros, barrotes e ripas, na confecção de artefatos torneados como bengalas, utensílios domésticos, caixas, etc. é considerável muito durável quando em contato com agua salgada. Seve também para confecção de postes e pontes e porteiras onde se acredita que sua durabilidade seja eterna se utilizada de troncos completamente maduros. Possui varias utilidades em nossa região principalmente na produção de cera para polimento de automóveis, assoalho, sapatos, moveis, frutas e queijos finos, onde também suas folhas são utilizadas para confecção de esteiras, chapéus, cobertura de casas e abrigos e cordas. Suas folhas verdes são largamente utilizadas durante o período de estiagem prolongada no Nordeste como forrageira para gado.

5.           REFERÊNCIAS 
BANDEIRA, Clodion Torres; MESQUITA, Antonio; AQUINO, Antonio e outros. O Cultivo do Sapoti. Embrapa, Fortaleza, v.1, n. 13, p. 1-20, Agosto 2003.
BENTO, M.M. Fontes de matéria orgânica na composição de substratos para produção de mudas micorrizadas de maracujazeiro. Piracicaba:1997.59p. (Dissertação de mestrado – ESALQ)
CAMPINHOS JUNIOR, E. & IKEMORI, Y.K. Introdução de nova técnica na produção de mudas de essências florestais. Silvicultura, São Paulo, v.8, n.28, p.226-228, jan/fev. 1983. 4º Congresso Florestal Brasileiro.
PRIMAVESI, A.M. A agricultura em regiões tropicais: manejo ecológico do solo. Nobel, 1986. 536p.
SILVEIRA EB; RODRIGUES VJLB; GOMES AMA; MARIANO RLR; MESQUITA JCP. 2002. Pó de coco como substrato para produção de mudas de tomateiro. Horticultura Brasileira 20: 211-216.

Nenhum comentário:

Postar um comentário