quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Conclusão do Projeto: Programa educação com a horta escolar




Instituto Regional de Assistência Técnica e Extensão Rural




O INSTITUTO REGIONAL DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RUAL – IRATER entende que a realidade das Unidades Escolares é muito propícia para o desenvolvimento de Hortas Escolares no Estado, onde antes havia solos não aproveitados, atualmente produzem vegetais nutritivos, que incrementam a Merenda Escolar, de forma a atender as necessidades nutricionais diária dos educandos, auxiliando na formação de cidadãos saudáveis, multiplicadores de bons hábitos alimentares e funciona como laboratório vivo de aprendizagem e incentiva a preservação do meio ambiente. Diante de tal importância, vê-se a necessidade de manter esse projeto vivo, elaborando meios de torná-lo cada vez mais avançado e fortalecido.
Tomaremos como enfoque sugestões práticas diretas aos professores das disciplinas que podem auxiliar como complemento dos currículos regulares e nos temas transversais ou interdisciplinares.
NOME DO PROJETO
PROGRAMA EDUCAÇÃO COM A HORTA ESCOLAR.
ORGANIZAÇÃO PROPONENTE
INSTITUTO REGIONAL DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RUAL
PROJETISTA
ABRAÃO ALMEIDA DE SOUSA
CREA-CE
48748
MUNICÍPIO
APUIARÉS
ESTADO
CE
ABRANGÊNCIA DO PROJETO
ESTADO
CE
MUNICÍPIOS
APUIARÉS
LINHA PROGRAMÁTICA DO PROJETO  (MARQUE X NO QUADRINHO)
x
Currículo/Educação sobre alimentação saudável e ambiental sustentável.
x
Educação/Nutrição/Olericultura
x
Educação em Meio Ambiente, Agroecologia, Associativismo e Informática.
x
Desenvolvimento social e humano.
x
Qualificação profissional.


A proposta é de atuar na promoção da alimentação saudável nas escolas e favorecer o desenvolvimento de ações que promovam e garantam a adoção de práticas alimentares mais saudáveis no ambiente escolar.

Há que se trabalharem ações na escola que possam ressignificar o elo: homem –qualidade de vida – meio ambiente, assim representado: 
É preciso que a escola faça intervenções reais sobre o meio ambiente. A coleta seletiva de lixo é um exemplo disso e possibilita ao educando refletir sua prática quanto às questões fundamentais no cuidado com o meio em que vive. Ao trabalhar atividades como esta, é possível intensificar a capacidade de refletir sobre como uma simples garrafa jogada nas ruas, calçadas ou mesmo terrenos vazios, pode prejudicar o solo e a natureza.

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