segunda-feira, 8 de abril de 2013

Presidente do Irater em São Paulo visando retornar com melhorias para nosso semiarido



Palavras do Presidente:
Abraão Sousa

Estando hoje liderando a Diretoria Executiva, é uma honra poder contribuir para o Instituto (Irater) e para a população rural de Apuiarés, chegando a final da Rede Wings for Change tendo a oportunidade de ir ao Estado de São Paulo apresentar nosso empreendimento social (Irater), poder articular com possíveis parceiros que com certeza viriam contribuir e muito com desenvolvimento dos projetos do Irater para com isso tentar trazer melhorias as famílias agricultoras rurais com possíveis soluções estratégicas mantendo equilíbrio com Bioma Caatinga.



A ida e volta ao Estado de São Paulo foi tranquila e emocionante realizando expectativas e resultados chegando a final da Rede Wings for Change jé é uma vitória pra toda equipe do Irater. Gostaria de agradecer a todos os parceiros que acreditam e confiam em nosso trabalho e que contribuíram pra viagem para a Grande e maravilhosa São Paulo: O meu muito obrigado a Agência de Desenvolvimento Econômico Local - Adel na pessoa do Sr. Wagner Gomes, aos parceiros da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Apuiarés, ao Sindicato dos trabalhadores rurais de Apuiarés, a Federação das Organizações Associativas de Apuiarés e a Prefeitura municipal de Apuiarés.
 
O objetivo do Irater é fomentar ações de convivência com o semiarido contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar nas comunidades rurais do município de Apuiarés. A convivência com o semiarido é sua maior e mais importante meta de atuação. No município de Apuiarés, sertão do Ceará, as queimadas e a forma de trabalhar a terra têm sido os principais fatores que contribuem para a desertificação em nosso município. A diminuição da cobertura vegetal acelera o processo de erosão do solo, as fontes de água secam mais facilmente, a evapotranspiração potencial aumenta e o balaço entre a captação e a perda de água fica cada vez mais negativa. Ou seja, se gasta mais água do que se consegue captar na natureza.


A cada ano a desertificação avança nos municípios do semiárido cearense. E ameaça as condições de vida e de trabalho de milhares de famílias rurais, que dependem da produção rural para seu sustento. Uma das principais causas do avanço da desertificação é a degradação da vegetação nativa, quando agricultores familiares utilizam técnicas como queimadas e derrubadas de árvores, comuns na região. Os Agentes de Desenvolvimento Sustetável do Irater através de processos educativos (assessoria e cursos de formação) apresentam aos agricultores familiares as práticas agroecológicas como estratégia para a convivência com o semiárido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário