quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Frutas: Importância Alimentar

Abraão Almeida de SOUSA 
E-mail: abraao.tecnicoagropecuario@yahoo.com




  As frutas são alimentos essenciais para todos, possui diversas vitaminas que devem ser ingeridas para o bom funcionamento do organismo, além de serem gostosas e ótimas para manter o corpo em forma. Principalmente no verão, as frutas são mais consumidas por serem nutritivas, e por conter bastante líquido suprindo as necessidades durante o período de calor. Importante ressaltar que nesses alimentos também estão presentes o beta, caroteno, potássio, fibras e açucares (esseciais ao corpo).
  Algumas frutas como a maçã, banana, laranja, maracujá, entre outras são famosa por serem encontradas facilmente no mercado. A maçã é conhecida como desintoxicante natural, ajuda a emagrecer e controla o colesterol. A banana deve esta presente em todo café da manhã, pois fornece energia para seguir o dia com mais entusiasmo, por isso não é recomendado sua ingestão no período da noite, também possui potássio que previnem as cãibras. A laranja é ótima para combater e prevenir resfriados e gripes porque é rica em vitamina C, assim como limão. O maracujá é usado como calmante, diminuem o colesterol, ajuda no tratamento de diabetes e ajuda a emagrecer.
Grande parte das vitaminas e outras substâncias benéficas são encontradas na casca dos frutos, portanto, noa devemos de forma alguma ignorar a casca se quisermos aproveitar todos os benefícios que as frutas podem nos oferecer. Porém, o agrotóxico ainda é muito utilizado, e há necessidade de lavarmos muito bem qualquer fruta para retirarmos essas toxinas que permanecem em sua superfície, que podem ser prejudicial à nossa saúde. As sementes de determinados frutos também contêm sua propriedades que reagem bem com o organismo, mas antes de ingerir é interessante que pesquise quais são permitidas e o seu respectivo efeito.
As grandes vantagens desses alimentos é que previnem inúmeras doenças (desde as simples até as mais graves) e podem ser ingeridos de diversas maneiras como: ao natural ou inseridas em cardápios diferentes, bolos, tortas, misturadas entre si, junto à leite condensado ou creme de leite, em forma de outras sobremesas como a gelatina, e nos sucos e vitaminas, no qual certamente é a forma preferida das pessoas, ainda mais no verão que a sede constante exige um delicioso suco de frutas naturais.
Para tirar o máximo proveito nutritivo das frutas é indicado que seu consumo seja de forma ao natural.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário