quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Visita Técnica


IRATER PROMOVENDO A EXTENSÃO RURAL E DANDO QUALIDADE DE VIDA NO CAMPO.
abraao.tecnicoagropecuario@yahoo.com.br
cesarpc-10@hotmail.com
luispaulotecnico@gmail.com 

Everardo, morador do município de Apuiarés, mas precisamente na Comunidade de Lagoa das Pedras, desempenha sua função como ovinocultor, caprinocultor e mais precisamente meliponicultor e apicultor. Necessitou de ajuda da IRATER, pois gostaria de inovar tornando seu negócio sustentável. 

Fez – se presente em sua propriedade o Sr. Luís Paulo (Diretor Executivo da IRATER); Abraão (técnico em agropecuária) e Paulo Cesar (Técnico em agropecuária). Foi – se observado em sua propriedade uma enorme variedades de plantas nativas como sabia, mororó, jurema, canafístula, juazeiro, angico, mufumbo, aroeira entre outras espécies de suma importância ecológica. Sugerido então pelo técnico Abraão, a incorporação de outras espécies nativas nesta área incentivando a valorização da mata Caatinga já que o Sr. Everardo preserva esta área como Reserva Legal particular de seu imóvel. 
Ao longo da visita, conhecendo um pouco mais das necessidades do Sr. Everardo de ampliar sua produção melhorar sua renda e a vida de sua família o Instituto Regional de Assistência Técnica e Extensão Rural - IRATER sugeriu a implantação de um sistema chamado agrossivopastorio

São sistemas que associam árvores, campos de cultivo e animais. Ele consegue ao mesmo tempo conservar os recursos naturais, aumentar a produtividade agrícola e pecuária, fixar o homem no campo, trazendo melhoria na qualidade de vida.

Segundo o Diretor Executivo da IRATER, o Sr. Luís Paulo, “deve se fazer um plantio que traga benefícios fundamentais para o agricultor, vendo de inicio a disponibilidade de economia do mesmo” ressaltou.


Em um mesmo espaço estão: cultura agrícola, plantas forrageiras (como gramíneas e leguminosas rasteiras), arbustos, árvores e animais (como o gado, ovelhas, cabras e cavalo). Como já descrito anteriormente, os sistemas se relacionam com outros sistemas, que podem ser menores, similares ou maiores. Vejamos o exemplo de uma unidade rural que é um sistema composto de vários subsistemas como: produção de alimentos, pastagem, florestas, cana-de-açúcar e oleaginosas, pomares, horta se instalações industriais de pequena escala para beneficiar os produtos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário